Você sabia que a presença de coccidiose gera um grande impacto econômico na sua granja?

O que é coccidiose aviária? 

A coccidiose é uma doença causada por um protozoário do gênero Eimeria (pode ser visualizado apenas por microscópio), que parasita as células intestinais de seus hospedeiros (neste caso, o intestino das aves). Considerada uma das enfermidades mais importantes e de grande impacto econômico no mundo da avicultura, uma vez que causa a morte de pintainhos.

Os sintomas variam conforme o tipo de Eimeria presente no intestino, entretanto, o sinal mais comum desta enfermidade é a diarreia e a enterite (inflamação da mucosa intestinal), o que acaba prejudicando a saúde do animal por gerar uma baixa absorção de nutrientes, gerando assim uma deficiência, uma desidratação ou anemia.  As diarreias podem variar entre mucoide (com grande presença de muco) e sanguinolenta (com presença de sangue nas fezes), além disto, causa despigmentação da pele, arrepio das penas e cansaço. O diagnóstico desta doença pode ser feito por meio de exames laboratoriais e histórico clínico do animal (isso inclui saber de qual granja o animal veio, e o histórico da propriedade com relação a enfermidades).

Essa é a fotinho de uma Eimeria vista por um microscópio!

A foto de uma Eimeria vista por um microscópio

Prevenção 

Você sabia que existe uma vacinação para coccidiose? Entretanto, essa vacina é cara e não promove completamente a imunidade ao animal, esta vacina pode ser feita por incubatórios que são capazes de vacinar os pintainhos antes do embarque, ou a vacinação pode ser feita na propriedade. Para evitar problemas, sempre questione o produtor de pintainhos se fez a vacinação contra coccidiose e doença de Marek.

Imunidade através da alimentação

Outra maneira de prevenir a coccidiose em pintos jovens é através de uma ração que possui medicamento junto, elas contém amprolium, que é um coccidiostático que promove a imunidade controlando e reduzindo o crescimento dos coccídios, permitindo assim que o animal desenvolva imunidade para coccidiose a medida que vão crescendo. Mas lembre-se os coccídios são extremamente resistentes a anticoccidianos (medicamento que combate esta doença).

Logo, certifique-se que seus pintainhos não possuem vacinação para começar a administrar a ração com medicamento.

 

Fonte: Avicultura Industrial