Notou que as galinhas do seu plantel estão com o nariz com coriza?

Você já deve ter ouvido falar da coriza infecciosa aviária, esta é um doença causada por uma bactéria que é transmitida principalmente com o contato de ave para ave, e além disto, os animais podem se contaminar também por meio de alimentos/água contaminadas.

Mas, você sabe como ocorre o processo de contaminação? Quais os sinais clínicos?

Normalmente, alguma galinha já contaminada com a doença é colocada na granja (geralmente são aquelas que não demonstram nenhum sinal da doença), e assim, acaba contaminando as outras aves por contato e também os locais de alimentação e de água, alguns animais possuem a resistência maior a determinadas infestações por isto, não apresentam os sinais clínicos da doença, os quais são: inchaço ao redor do rosto, secreção espessa e pegajosa das narinas (coriza), e sendo assim demonstram certa dificuldade ao respirar, e podem até mesmo demonstrar sinais de agonia respiratória (falta de ar), além disto, pode ocorrer um inchaço extremamente irritadiço na região dos olhos, o qual chega a fechar os olhos destes animais e parecer que eles estão ”colados”. Além disto tudo, pode ocorrer uma queda na produção de ovos dos animais, por isto, é essencial sempre verificar a saúde de todos os animais.

coriza infecciosa

Galinha com os olhos fechados por conta do inchaço da coriza infecciosa.

Mas então, como prevenir e tratar a coriza infecciosa?

É simples, porém deve ser tratada desde os primeiros sinais, uma vez que cerca de 20% dos animais não resiste. O tratamento para coriza deve ser feito por meio de antibióticos, por isto, recomendamos o MAT-GERMS 600, o qual deve ser diluído em 100 litros de água, e além disto recomenda-se que esta solução seja preparada todos os dias.

Para prevenir, o uso das regras de bioseguridade da granja são sempre uma boa opção, logo, deve ser feito um bom manejo, além de um ótimo saneamento básico para que os animais estejam sempre saudáveis. Além disto, vale a pena relembrar que comprar animais de granjas certificadas de livre de doenças é fundamental para a segurança do seu plantel.

Fonte: Como criar galinha