Doença da segunda-feira, rabdomiólise, ou mioglobinúria paralítica, sabe o que é?

Rabdomiólise ou doença da segunda-feira, é um processo inflamatório que acomete o tecido muscular de equinos, que normalmente foram submetidos a esforços físicos intensos após terem ficado por longos períodos em repouso e com grande disponibilidade de ração na cocheira.

Mas, o que acontece? 

A rabdomiólise acomete principalmente cavalos de alto valor comercial, os quais pertencem a propriedades rurais ou são da casa de campo, que se exercitam apenas no final de semana. Sendo assim, são submetidos a esforços físicos que não estão acostumados, gerando uma grande tensão muscular.

Com o trabalho do músculo, há uma liberação de uma série de subprodutos musculares, como os eletrólitos e a mioglobina, o que acontece no caso da rabdomiólise é uma elevada taxa de eliminação destes dois compostos, gerando assim uma sobrecarga para o rim, que filtra tudo isso. E assim o animal acaba urinando, de forma dolorida e a cor ao invés de ser amarelada e límpida, é vermelha acastanhada, ou popularmente ”cor de coca-cola”.

rabdomioliseO que fazer para tratar a radbomiólise?

Deve-se fazer compressas de água quente nos principais locais em que o animal sente a dor (normalmente o principal foco da dor é lombar e glúteos), além disto, deve ser feita uma massagem para aliviar toda a dor muscular, além da reposição de eletrólitos, um Médico Veterinário deve ser contatado, para que possa ver qual o grau da afecção que seu animal se encontra.

Pensando nisso, a Calbos desenvolveu o Aliflex Gel e Aliflex Spray

Aliflex Gel e Spray  que promove uma sensação de refrescância quando aplicado sobre a pele ou pelo dos animais logo após práticas esportivas, devido à presença dos agentes térmicos Cânfora e Mentol.

Eletrolife Fast que é um repositor de eletrólitos e possui uma ação rápida na recuperação da fadiga muscular, seu uso deve ocorrer antes e após exercícios. Que possui sabor: Banana.

A fim de evitar a rabdomiólise deve-se administrar uma dieta rica em verde (pastagem verde), evitando o excesso de concentrado (ração), para isto, também consulte seu Médico Veterinário de confiança, para que ele possa passar a dieta para o estilo de vida dos seus animais.

Fonte: Rabdomiólise em equinos – Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária