Entenda porque salmonelose pode ser prejudicial a reprodutividade do seu rebanho!

Salmonelose é um dos principais microrganismos envolvidos em surto de doenças alimentares. Os principais sinais clínicos são: vômitos, diarréias fortes, que contém muco e muitas vezes até estrias de sangue, além de desidratação, diminuição do apetite, tosse, secreções oculares e nasais, podendo também causar perdas reprodutivas (geralmente são abortos no final da gestação).

A doença é mais recorrente em animais entre 15 e 90 dias de idade, porém este dado varia conforme o estado de saúde e o nível de produção de cada rebanho, estas condições podem estar associadas a um mau manejo nutricional, estresse térmico, além do estresse causado pelo parto. Outros animais podem se contaminar por via fecal-oral, ou até mesmo por meio do colostro e leite de animais contaminados.

Esta doença causa graves problemas intestinais e, apesar de causar grande resistência antimicrobiana, um dos produtos de grande crescimento no mercado é o PENCIL PRONTO, da Calbos.

produto molde produtos

Pencil pronto é um antibiótico de amplo espectro e rápida ação, além de ser pronto para uso, este produto também contém antinflamatório e analgésico, o que facilita a recuperação do animal. Antimicrobiano de amplo espectro, age contra bactérias gram positivas e gram negativas. O tratamento deverá ser repetido a cada 24 horas por 3 a 5 dias e prologando-se 48 horas após o desaparecimento de todos os sinais, ou a critério do Médico Veterinário.

Consulte um Médico Veterinário para adequar a dose ao seu rebanho, evitando assim ainda mais o risco de resistência antimicrobiana.

ATENÇÃO: Existem animais que podem conter a doença de forma silenciosa (ficam nos linfonodos e o animal não apresenta nenhum sinal clínico, apenas contamina outros animais), por isto o recomendado é um manejo sanitário adequado a cada tipo de instalação, para isto, consulte seu Médico Veterinário de confiança.

Fonte: Vetsmart